sábado, 12 de novembro de 2011

MÚSICOS ANGOLANOS QUE MAIS FACTURAM



A LINE usou métodos financeiros de pesquisa de mercado, calculando atuais ganhos, contratos de publicidade, posses, antigos ganhos, analisando documentos financeiros, conversando com analistas, advogados, músicos, gestores e outros players da indústria musical, para encontrar os detalhes essenciais da “fortuna” e faturamento por períodos, de alguns MÚSICOS ANGOLANOS.



Paulo Flores
É um dos cantores mais populares e mediáticos de Angola. Emigrou para Lisboa durante a sua infância. Começou como cantor de Kizomba mas depois mudou para o Semba, lançou o seu primeiro álbum, ainda em Kizomba em 1988. As suas canções relatam temas diversos como o Governo, as mulheres, a vida quotidiana dos angolanos, a guerra civil e a corrupção. É o rosto do Banco de Fomento de Angola (BFA) desde 2009, num contrato milionário, que prevê financiamentos e patrocínios de shows, CD's e ainda rendimentos por campanhas publicitárias. O seu cachê para shows comerciais, nunca são inferiores à 30mil USD. Vai nas próximas semanas abrir um restaurante em Lisboa designado “Poema do Semba”. 



Yúri da Cunha
Ele tem de carreira quase o mesmo tempo que tem de vida. Começou cedo e com músicas que marcaram grande parte dessa nova geração, já na juventude, tinha um grande hit denominado “Amigo”. Yúri da Cunha é daqueles artistas que se pode dizer que deu uma volta de 360 graus na sua carreira e no faturamento, desde que mudou o seu estilo para engrenar no estilo mais popular de Angola o Semba. Yúri da Cunha, de acordo com fontes Platina Line na Sony Music, em 2009 para fazer a distribuição de seus álbuns em toda Europa durante a tournée com Eros Ramazotti, levou para casa Meio Milhão de dólares (USD 500.000.00), somando os patrocínios e cachê para sua presença na tournée, levou para casa mais de 1 milhão de dólares para sua conta. O músico arrecada por show no mínimo 25 mil dólares norte americanos. Isso devido as suas exigências contratuais que inclui só atuar com a sua banda fora as condições extras. Ele é tambem o "Rosto da Blue".




Yola Semedo
É a grande diva da música angolana, é a mulher que mais factura na música angolana, seus rendimentos mensais chegam a cifras astronômicas e de sonho para qualquer cidadão(ã) angolano(a). Ela é o rosto comercial do Banco Millenium Angola (BMA). A Movicel detém também os direitos comerciais da sua imagem, que somando dão-lhe cerca de 30 Mil usd mês, isso sem incluir o acordo que tem de financiamento de shows, vídeo clipes e CD's. É uma das favoritas dos Generais, empresários e governantes do país, por essa razão, actua com frequência em aniversários, casamentos e festas particulares da "Elite Angolana". Seu preço mínimo para atuar com 4 a 5 músicas ronda os U$D 6.000 sendo que o valor pode chegar a U$D15 mil dólares dependo da natureza do espetáculo.




Pérola
Outra mulher que também factura sendo detentora das preferências dos empresários, governantes e pessoas ricos de Angola, para atuar em shows, eventos e festas privadas. O seu cachê ronda os 10 mil dólares no mínimo por espetáculo. Ela é o rosto da Unitel, que fê-la levar cerca de 30 a 50 mil Usd para casa, também emprega a sua imagem a campanhas sociais do Governo, que aumenta esses valores consideravelmente. Recentemente assinou com a L.S. - Produções, um contrato para apresentar um programa cultural para comunidade angolana em Londres, e de acordo com fontes, o seu salário por obra irá rondar os 4 Mil Usd.

 

Big Nelo
No quinto lugar na lista dos músicos que mais faturam está o Rapper Big Nelo. Com cerca de 13,000 mil dólares/mês, ele é o integrante de uma das bandas mais valiosas da música angolana, os "SSP", populares em toda comunidade de língua portuguesa. Ele só viaja em classe executiva, o seu cachê por show ronda os 10.000,00 usd, mais despesas extras, este ano realizou o Road Show Blue, da empresa Blue que o fez levar para casa cerca de 30 Mil usd, fora patrocínios de shows, e concertos dentro e fora do país. O faturamento de Big é "Carga Bruta"!!!

 


Matias Damásio
Por ser um grande compositor, grande parte do seu faturamento vem de vendas de composições à outros cantores da música nacional e até internacional, onde, por ano consegue arrecadar cerca de 20 mil Usd, as suas músicas tocam em todos os cantos do mundo e em varias versões valendo mais dinheiro ainda por Royalties. Ele fica longos períodos sem lançar álbuns, mas é sempre presença constante nos espetáculos, dentro e fora de Angola. Leva para sua conta bancária por espetáculos 12 mil dólares, dependendo da natureza do espetáculo, esse valor tende a subir. O ano passado lotou o Coliseu dos Recreios em Lisboa com capacidade para 60 mil pessoas. Cada bilhete orçava entre os 15 e 240 Euros.







Anselmo Ralph
"O senhor todo poderoso da Internet", Anselmo Ralph, é sucesso de venda sempre que lança algo no mercado, mas é um dos artistas mais generosos da música angolana, por ser um dos poucos que opta por divulgar a sua música com espetáculos, ainda que isso signifique cachês baixos em algumas ocasiões. Quando está no ativo ele leva em média 6 mil dólares por espetáculos, divide com a L.S., sua editora os lucros das vendas dos seus CD's. No ativo, consegue render 35 Mil usd mês.









Yola Araújo
Outra artista da L.S., que em conjunto com Anselmo Ralph foram os primeiros músicos da L.S., a maior empresa de música de Angola. Yola lançou um álbum, fez vários shows inclusive para comemorar 10 anos de carreira, juntou-se a Big Nelo para cabeça de cartaz do Road Show Blue, levando uma bolada de 25 a 30 mil usd, para realizar a digressão por terras angolanas. Ela ainda detém um negócio próprio de comercialização de bonecas com o seu rosto.








Dog Murras
Dog Murras viaja habitualmente em Primeira Classe, mas abre uma exceção quando é para fins filantrópicos e pode viajar em Classe Executiva. O seu cachê ronda em média os 10 mil usd, é um dos artistas mais requisitados para atuar fora do país, com grande predominância no Brasil. No carnaval da Bahia, por apenas alguns dias o Kudurista visionário Dog Murras, nunca factura menos do que 20 mil Usd.

 



Daniel Nascimento "Danny L"
O único musico angolano que já atuou num dos maiores festivais de música a céu aberto, o “Rock in Rio” fazendo a abertura do show dos Black Eyed Peas, Danny L, tal como Matias Damásio, é dos artistas que mais compõem para outros artistas onde arrecada bastante por obra, somando-se a isso os espetáculos.
      

0 comentários:

BATE PAPO DIPLOMATICO by Bill