sexta-feira, 18 de abril de 2014

Micha Style: as t-shirts da moda que são forma de incentivo


Micha Style: as t-shirts da moda que são forma de incentivo

Fonte: http://www.verangola.net/Artigos/Micha-Style-as-t-shirts-da-moda-que-sao-forma-de-incentivo-e-contestacao=003459

De rapper a CEO de uma marca de moda. Assim se transformou a vida de
Akka Bill, que se considera um meio-termo entre músico e empreendedor. Para isso contribuiu um dos temas do grupo musical a que pertence, que deu mote à linha de roupa: “Não há micha? Não há business!”, uma forma de dizer “não” ao trabalho mal renumerado. O VerAngola esteve à conversa com o fundador da Micha Style, para saber mais sobre este projecto de moda, que já ultrapassou as fronteiras angolanas.
Ainda que pouco conhecido, “micha” é um termo comum nos bairros de Luanda. Não vem no dicionário, mas utiliza-se em referência ao pagamento por um serviço prestado. Bill explica: “Por exemplo, se alguém trabalha na área imobiliária, quando vende um imóvel deve ter direito a uma comissão, à sua micha. Assim, se o patrão não garantir a comissão, não há negócio. Portanto, ‘
Não há micha? Não há business!’”.

Esta é também “uma forma de contestação e incentivo” contra o mercado de trabalho não remunerado ou mal remunerado em Angola, ou contra a falta de apoio por parte dos empregadores. O autor solidariza-se com aqueles que todos os dias “fazem das tripas coração para irem atrás do pão”, sendo que esta é uma forma de afirmar que todo o trabalho honesto deve ser remunerado e valorizado.
Assim surgiu a música e assim surgiu a marca. “Começámos com t-shirts com a frase, mas agora avançámos para uma linha de roupa mais completa, com t-shirts para crianças e adultos, blusas e casacos”, conta o fundador, que realça que o sucesso da música foi importante para que este projecto fosse concretizado.

A marca está na moda e as solicitações têm sido muitas. Apesar de tudo, a logística da Micha Style ainda não permite que as peças saiam do perímetro de Luanda: “Procuramos parcerias, porque gostávamos de ver as t-shirts vendidas em lojas de roupa um pouco por todo o país, para depois podermos avançar com uma loja em nome próprio”, explica Bill, acrescentando que existem muitos pedidos da província que ainda não podem ser satisfeitos. Já chegaram também propostas de compra de Portugal, do Brasil e da África do Sul.

Os habitantes da capital têm mais sorte, sendo que a marca faz entregas ao domicílio na zona de Luanda, basta enviar um e-mail, fazer uma chamada ou remeter uma mensagem para a página do Facebook da marca. Os preços das t-shirts e das blusas rondam os 2000 kwanzas, enquanto que os casacos ficam por 5000 kwanzas.

Por: VER ANGOLA

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BATE PAPO DIPLOMATICO by Bill