quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Entrevista com Negro Bue | Platina Line


 Eduardo Mingas,  conhecido nas lides musicais como Negro Bué , um rapper Angolano,  criador de vários sucessos,  considerado como da elite, dos fazedores deste estilo,   é  C.E.O da So Much More,  Gravadora Angolana de hip hop,  é casado, considera feliz, e que sua musica não é influenciável e faz tudo no seu devido tempo, pois não tem pressão de ninguém, pois ele guia e dirige os seus próprios passos.  siga mais uma entrevista exclusiva da Platina Line... 

3X3

Fui registado como... Eduardo Mingas
Nasci aos... 15 de Maio
Sou natural de... Huila a melhor cidade do mundo
Meu perfume preferido... Vários dependendo da época, evento e o momento em que me encontro...
Prefiro roupas do estilo... Casual e desportivo
Um bom conselho recebido... Não seguir os caminho das multidões, seguir sempre um caminho diferente.
Na TV: " notícias, e novelas (por força do meu casamento), desenhos animados(porque tenho que ver com o meu filho mais novo o que ele vê)
Ao que não assiste na TV: " Não vejo comentários desportivos dos comentaristas angolanos... Acho-os muito emocionais e pouco realistas.
Nas horas livres: " família, música
No cinema: " Curto muito de Black Movies, e acho que de uma forma actualizada o melhor filme que vi nos últimos tempos foi o "Why did i get married"
Música: " Angola 3 cores
Livro: a bíblia
Prato predileto: Durante o tempo Que era solteiro amei muito a feijoada, mas agora casado... Anda apaixonado pelo arroz de iscas
Pior presente: não  tive, presentes representam gestos então o que for não tem importância.
O melhor do guarda-roupa: " o que ficar melhor... Sem marcas pois há vezes querer  ter o caro não significa vestir bem.... Mas sim ostentar
Mulher bonita: por dentro e não por fora... Integridade e humanismo primeiro , depois as curvas e beleza exterior... Desculpas
Homem bonito: " depois de mim os meus filhos"
Cantor: Jay-Z  (boa música e um grande exemplo)
Cantora: Whitney Houston
Ator: Denzel Washington
Atriz: Halle Berry
Animal de estimação: "não tenho, mas quero ter um cão"
Arma de sedução: naturalidade
Melhor viagem: " ainda está em planos"
Sinônimo de elegância: na medida quase certa.
Melhor notícia: " vitória de Barack Hussein Obama nas presidências Norte americanas"



Como e quando começou o seu interesse pela música, em particular o hip hop?

A música foi natural no Moxico (Luena) com pedaços de paus e latas velhas, o HipHop como cultura foi já na década dos 90 como compositor de um trio e depois com o fim do mesmo passei eu a querer interpretar tais letras.

Tem algum histórico de músicos na família?
Tenho sim,  mas que confesso não terem sido as pessoas que me transmitiram  esse amor pela acabei por descobri-los hoje.

Quais as suas principais inspirações como musico?
A realidade da vida humana e os factos políticos e sociais.

Qual foi a maior dificuldade que você teve no inicio da sua  carreira? E ainda existem nos dias de hoje?
A maior de todas foi mesmo conseguir cravar o meu nome e definir o meu espaço como um fazedor de opinião. Hoje não vejo essa dificuldade hoje a dificuldade se calhar é conservar este troféu.




No mercado fonográfico só existe único álbum de negro Bue,  qual foi conceito do seu primeiro E qual  é segredo para ser fazer tantos hits de  sucesso em único álbum. Vocês conseguiram a mesma marca que em termos de reconhecimento local como o álbum de estreias como illmatic, ready to die, resonable doubt, the eminem show,get rich or die trying?
Só existe um álbum meu e foi lançado pela Bué d beats por que  também fui detentor da gravadora. Não acho que conseguimos o mesmo reconhecimento e seria muito bom se tivéssemos conseguido, não foi igual.




So  Much More tem cumprindo com as expectativas que o levou a criar?
Sim, temos sim e o mais importante é que somos coesos e não somos atrapalhados, nós fazemos as coisas na hora certa e quando deve ser feito, e devo dizer que ainda não começamos o que fizemos ate hoje só foram voos de testes. 2011 será muito melhor. Acreditem


como é o dia de vocês na so Much More, como como vocês interagem entre vocês?
Nós somos amigos, irmãos, sócios, numa só palavra.... Melhores amigos e acima de tudo profissionais né isso é algo mais que natural.

Diz-se  que o negro Bue é demasiado materialista, pensa demais nos resultados ligados ao dinheiro esquecendo as vezes dos amigos. Resultando nisso também no fim da amizade entre vocês e ARMY Music, ou pelo menos causou aquela celebre briga no programa do Afonso Quintas?
Quanto ao que é dito sobre mim é muito normal , pois anormal seria se ficassem calados, digam o que quiserem eu sou humano, chefe de família e responsável, tenho uma vida que só eu e a minha família conhecemos os números e valores morais, materiais e espirituais que temos e no que toca esse ultimo (espiritual somos fortes), os meus amigos continuam aí são os mesmos e como diz um dos meus amigos; "não há  espaço para mais amigos" A minha ralação com a Army Music (Army Squad) é das melhores que tenho hoje comparando com outros músicos ou artistas do nosso game. Não há beefs! E digo que falamos mais das nossas vidas pessoas do que de música, apesar de estarmos a trabalhar em música para o 3 cores.



Em sua opinião, como está o hip hop em Angola? Está vivo ou morto?
Na minha opinião o HipHop está bem mas não melhor do que esteve. Agora temos ex-Rappers ku-duristas.... Tristes papeis, temos Rappers que lançam CD's mas não rimam nos tais CDS.


Quem você considera pior do momento no estilo que faz?
Eles sabem quem são... Fizeram todos parte da mesma matilha e hoje estão a fazer as mesmas "con(fusões)" hoje.
Na constante controvérsia divisão do estilo rap onde é que te enquadrarias. Um underground ou comercial mainstream?
É tudo rap pra mim, o importante pra mim é que se faca o Rap (ritmo e poesia) com características do rap, no final acabamos todos comerciantes ( risos)

Agora tem se falado muito no circulo de hip hop nacional sobre o “beef”. Considera isto um mal necessário?
Aonde há poder há sempre guerras... é a Natureza das coisas....


para quando o seu próximo álbum de Originais, quem podemos esperar do mesmo?
3 Cores será um clássico... Nas festividades do 11 de novembro faço o lançamento do single Angola 3 cores e depois disso vê-se não ando sobre pressões de ninguém....



Vários artistas nossos já foram publicamente tachados como sem personalidade, sendo considerados meras cópias de celebridades do showbiz  americano. Você acredita que isso acontece frequentemente no nosso mercado. Se sim, avalias este como sendo o grande motivo para a falta de valorização dos nossos artistas?

Eu penso que tentam ser copias mas não conseguem, só conseguem copiar o lado errado dos tais artísticas como vestir, beber, fumar e consumir drogas, e fazerem-se passar como intocáveis quando a realidade é bem diferente, nem se quer conseguem gerir os poucos  recursos financeiros que têm e vão ganhando porque seguem a vida das grandes estrelas... Claro que visivelmente não tem valores como artistas que sonham ser.



O significativo crescimento das vendas de CDs, expressa o aumento do poder aquisitivo dos fãs ou o aumento da qualidade dos nossos artistas?
As vendas em Angola continuam a ser uma grande mentira, porque nunca vejo os números refletidos na vida dos artistas nem dos patrocinadores. Então é porque é mentira fora em alguns casos, há artistas que fazem sim dinheiro mas mesmo assim não com vendas mas sim com espetáculos em casamentos (que é onde se faz mais massa)

O Single Três cores mostra o amadurecimento música, do Negro, Bwe, apesar de não ter sucesso comercial, pretendido?   Eu percebi que está com álbum muito enraizado com as cores e cultura nacional? Que comentar sobre isso?
A minha música é responsável, e é assim que eu quero que entendam apesar de ter nunca vou investir mais do que aquilo que possa ganhar com  a música e o estilo que faço. 1+1=2


O que conselhos dariam  a alguém que quer começar na carreira?
Estudar e força de vontade.


Se porventura entrasse neste momento por aquela porta, alguém que lhe tivesse feito muito mal como reagiria?
Se entrou por aquela porta é porque precisa de mim e essa pessoa tinha que ser primeira a dizer o que quer comigo... Depois se vê.

Achas que a humildade é para pessoas burras e servis?
Discordo, humildade é uma das melhores qualidades que o ser humano pode ter.

Uma viagem inesquecível... ?
Ida ao Bié há uns anos passados logo depois a guerra. Foi triste aquela imagem e sei que já mudou muito e quero muito voltar a visita-la.

Seus sonhos... Meu sonho já é uma realidade "Ser Feliz"
Seus medos... Pecado
Seu temperamento... Frio

como tem sido a sua  vida de Casado ?
Estável e feliz

o que você pensava antes de casar e depois de casado Viu que era totalmente Diferente do pensava?
Casem-se cada uma com a sua experiência



Na tua opinião, qual seria a solução para um mundo melhor?
Acho que maior promoção do Amor seria um grande exercício.

Se te fossem concedidos três desejos, quais seriam?

Deus é fiel e justo Ele sabe o que eu desejo....

Uma frase...
Seja você mesmo mas, não seja sempre o mesmo (Gabriel o pensador)


0 comentários:

BATE PAPO DIPLOMATICO by Bill